O Que São Gatilhos Mentais e Como Usá-los do Jeito Certo em Seu Negócio

Tempo de leitura: 8 minutos

gatilhos mentais

Saber como usar os gatilhos mentais é fundamental para qualquer pessoa que tenha um produto, ou serviço para oferecer para um determinado público.

Se você está chegando agora no marketing digital precisa estar preparado para lidar com vários tipos de ofertas, e com certeza acabará comprando vários produtos/cursos e depois perceberá que não precisava deles tanto assim.

Sabe porquê isso acontece?

Justamente porque as pessoas que fazem as páginas de vendas usam gatilhos mentais poderosos que fazem as pessoas realizarem ações sem nem mesmo pensar muito no que estão fazendo.

Trocando em miúdos existem palavras e expressões que são capazes de disparar padrões mentais na cabeça das pessoas, e fazerem elas terem muita vontade de comprar alguma coisa, que às vezes nem necessitam.

Por isso o nome “gatilhos”, pois essas expressões disparam pensamentos/crenças que fazem as pessoas terem algumas ações específicas.

Por exemplo, quando estamos com medo ou insegurança, acabamos fazendo várias coisas para garantir segurança e tranquilidade.

Assim é com esses gatilhos, eles mexem com nossas emoções, e podem ser direcionados para qualquer tipo de ação que a pessoa que está usando deseje.

 gatilhos mentais

Gatilhos Mentais e Marketing

Foi justamente estudando o comportamento das pessoas na hora de fazer uma compra que os especialistas descobriram que determinadas expressões e palavras produziam vendas em maior quantidade.

Dizer que uma oferta incrível vai terminar em pouco tempo, faz as pessoas comprarem mais apressadamente.

Usar algumas palavras como “gratuito, bônus, incrível, segredo, comprovado” e tantas outras passa segurança ao público, além de atrair com mais facilidade a curiosidade das pessoas.

E é usando esses gatilhos que produtos são vendidos todos os dias, seja no comércio físico, ou no digital.

É usando esses mesmos gatilhos que seu amigo te convence a ir no “bar A”, quando você queria ir no “bar B”.

E, como estamos comprando coisas a todo momento (até mesmo ideias de outras pessoas), podemos dizer que somos manipulados por essas palavras e expressões toda hora.

É por isso que as campanhas publicitárias apelam para a mente das pessoas, pois elas sabem que uma vez ativados os gatilhos mentais corretos, um determinado produto pode se tornar um campeão de vendas.

Preste atenção aos comerciais de televisão, que sempre mostram pessoas sorridentes, bonitas, bem vestidas, descoladas quando desejam vender alguma coisa.

Todo produto procura passar a ideia de ser o causador dessa alegria, bem estar e glamour, pois lá dentro da mente das pessoas é exatamente isso que elas querem viver.

Seja um perfume, um shampoo, um amaciante de roupas, todas as campanhas apelam para a ideia de que se você comprar aquilo sua vida ficará incrível e será muito mais feliz.

E dentro do marketing digital não é diferente.

Se você pensa que porque tem apenas um blog e promove um curso básico como afiliado, não precisa saber os gatilhos mentais, está enganado.

gatilhos mentais

Como Funciona a Mente do Público na Hora de Comprar

A primeira coisa que todo mundo que quer vender algo precisa levar em conta é a DOR do público que precisa ser resolvida.

Quanto mais o problema que a pessoa tem seja incômodo, mais DESEJO e VONTADE ela terá de resolver isso o mais rápido possível.

Percebeu que as 3 palavras que estão em maiúsculas, são SENTIMENTOS?

É com nossos sentimentos que os gatilhos mentais mexem, por isso são tão necessários na hora de promover e vender alguma coisa.

Ninguém compra um curso de marketing digital porque acha o produtor bonito, mas sim porque lendo a carta de vendas, a pessoa sentiu o DESEJO de ter aqueles resultados prometidos.

Ela se VIU vendendo muito na internet e tendo liberdade financeira como top afiliada de algum produto.

A mesma coisa com um curso de idiomas, ou de violão, ou de artesanato.

As pessoas são tocadas em seus sentimentos quando assistem uma campanha de publicidade, ou leem uma página de vendas.

Se você está querendo ser um top afiliado provavelmente fica “tocado” quando vê um produto prometendo vendas rápidas, ou como essa nova estratégia está deixando as pessoas milionárias.

Esse é seu DESEJO e quando encontra alguma coisa que “aparentemente” vai de encontro a ele, não pensa muito para adquirir.

Principais Gatilhos Mentais Usados no Marketing Digital

Se você está trabalhando pela internet, já deve ter visto vários desses gatilhos sendo usados nas páginas de vendas, e nas ofertas das lojas virtuais.

Escassez

Gatilho que desperta na pessoa o pensamento de: “Se não comprar agora, ficarei sem”.

Muitas páginas de vendas usam esse gatilho falando que as vagas estão acabando, ou que o ebook só tem determinado número de copias, etc.

É um gatilho tão poderoso que as pessoas não questionam que, pelo produto ser digital, não existe realmente essa limitação de vagas e copias.

Urgência

Gatilho que desperta na pessoa o pensamento de: “Logo sairá do ar, preciso comprar agora para não perder a oportunidade”.

Bem parecido com o de escassez, mas aqui o que conta é o TEMPO curto que a pessoa tem para adquirir a oferta.

Frases como “Não sei por quanto tempo deixarei isso no ar”, ou “essa oferta vale apenas para os 30 primeiros inscritos”, são comuns para despertar essa urgência no público.

Autoridade

Gatilho que desperta na pessoa o pensamento de: “Puxa, ele é um expert no assunto, com certeza esse produto é bom”.

As pessoas se sentem confortáveis em comprar um produto se ele for indicado por alguém conhecidamente especialista naquele assunto, ou alguém famoso.

É por isso que muitas marcas de produtos utilizam atores e celebridades em seus comerciais.

Nas páginas de vendas esse gatilho pode ser reconhecido em frases como “vou ensinar passo a passo o que EU FIZ para conseguir esse resultado”.

Curiosidade

Gatilho que desperta na pessoa o pensamento de: “Será que essa estratégia vai mesmo trazer esses resultados que tanto preciso?”.

É um gatilho bem comum no marketing digital, e como os produtos precisam ter um tempo de garantia as pessoas caem com bastante facilidade nele.

Frases como “vou te ensinar a estratégia que me fez ganhar 5 mil reais em uma semana”, são bem comuns nas páginas de vendas e fazem as pessoas pensar: “Que estratégia será essa?”.

Reciprocidade

Gatilho que desperta na pessoa o pensamento de: “Puxa, ele já me deu tanta coisa, preciso fazer algo para agradecer”.

Um dos gatilhos mentais que está presente na nossa vida cotidiana, por exemplo quando damos um presente de aniversário para alguém porque esse alguém nos presenteou anteriormente.

Quando você faz a lista de presentes de natal, com certeza, coloca em primeiro lugar os parentes mais chegados, e aí vai se lembrando de quem já te presenteou, e acaba retribuindo a gentileza.

No marketing digital isso é representado nos bônus, nas iscas digitais, nos conteúdos que ensinam alguma coisa sem vender nada, etc.

Prova Social

Gatilho que desperta na pessoa o pensamento de: “Nossa, quantas pessoas compraram e tiveram sucesso, também preciso comprar”.

É o famoso “Maria vai com as outras”, mas a verdade é que quando nós vemos várias pessoas comprando, ou falando bem de alguma coisa, logo queremos também adquirir para ter a mesma experiência.

Nas páginas de vendas essa prova social acaba aparecendo como os “depoimentos”, e muitas vezes são comentários espontâneos de usuários do produto nas redes sociais.

Porém, por se tratar de um dos gatilhos mentais mais poderosos, muitos empreendedores estão “forjando” esses depoimentos utilizando plugins, ou imagens falsas de um suposto público (infelizmente).

Principais benefícios de conhecer os gatilhos mentais

Existem dois benefícios principais no conhecimento dos gatilhos mentais, e o primeiro deles é saber como usá-los corretamente para vender seu produto/serviço.

O segundo é aprender reconhece-los nas páginas dos produtos que deseja adquirir e assim se blindar de qualquer possível emoção “enganada” que possa sentir para comprar alguma coisa que não precisa.

Conforme o tempo passar trabalhando dentro do marketing digital você vai aprender controlar os sentimentos diante de uma oferta e então só comprará o que realmente tiver necessidade para seu desenvolvimento.

Os gatilhos mentais fazem parte dos textos que são elaborados com técnicas do que chamamos de copywriting.

Esse é um assunto tão importante que o Alex Vargas decidiu criar um módulo bônus exclusivo dentro do Fórmula Negocio Online, ensinando passo a passo como criar conteúdo utilizando esses recursos.

Se você pretende ter muito sucesso sendo afiliado e trabalhando na internet, PRECISA fazer um curso completo como esse, pois só assim terá domínio de todas ferramentas e estratégias necessárias para ter resultados.

Desejo que esse artigo tenha ajudado você a conhecer e entender como funciona o mecanismo mental dentro do marketing digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *